sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reescrever um “conto de amor” baseando se em uma cena do gênero novela. Escolha uma novela de sua preferência, a cena deve ser uma história de um amor impossível. O aluno deve recontar a cena de forma que o leitor atente para os sentimentos e, a característica principal do gênero, que é um obstáculo que não permite o casal de realizar o seu amor.

Um amor impossível entre dois jovens que já têm destinos traçados, mas que se amam

NOVELA: Cordel Encantado
PERSONAGENS: Açucena, Jesuíno, Rei Augusto e Duquesa Úrsula
AUTORAS: Thelma Guedes e Duca Rachid

Açucena é uma moça que foi entregue a um casal de sertanejos muito pobres (Sr. Euzébio e D. Virtuosa). Eles criaram Açucena como se fosse sua filha biológica, mas na realidade Açucena era a filha do rei, a princesa perdida de Serafia.
Açucena é a noiva de Jesuíno e se amam muito, mas esse amor não pode acontecer. Jesuíno é filho do cangaceiro e seu destino é tomar o lugar de sue pai, mesmo que não queira. Açucena tem assumir seu lugar de princesa e casar com o príncipe Felipe.
O rei Augusto, pai de Açucena, não aceita que ela prefira ficar com Jesuíno, pois ele é pobre.
_ Minha filha é uma princesa, não nasceu para sofrer. Jesuíno não é a pessoa certa.
Açucena triste em seu quarto pensa alto.
_ Meu Deus, você já sabe que eu quero. Me ajude... não quero casar com o príncipe nenhum, quero mesmo é Jesuíno.
Deixemos a princesa em meio a seus pensamentos e, vamos ao banquete em homenagem a princesa. O rei mando que preparassem um banquete para homenagear a princesinha perdida, com convidados muito importantes.
Todos esperavam açucena na sala quando Úrsula, a duquesa entra e diz:
_ Augusto, Açucena sumiu.
_ Como assim? Onde ela está?
O rei dar ordens para procurarem a sua filha, fica desesperado.
Em um lugar chamado Vila da Cruz Jesuíno se encontra triste, pois o rei havia falado horrores. De repente escuta batidas na porta, ao abrir a porta tem uma surpresa.
_ Jesuíno.
_ Açucena.
_ Jesuíno, eu te amo e ninguém vai mais separar nós dois, meu amor.
Eles se beijam.
No palácio o rei ler uma carta deixada por Açucena. A carta falava o seguinte:







"Rei Augusto, é com tristeza que quero lhe dizer: me perdoe por não ter modos, por não ter me despedido de você, vou embora. Os presentes que me deram estão aí; as jóias, os vestidos caros, não são para mim, mesmo eu sendo sua filha de sangue.
Vou procurar minha felicidade. Não me procure.
Açucena"







O rei fica a chorar nos braços de sua mãe.



ALUNA: Geni Alexandre
TURMA: 9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário